A Dor da Perda

Dor da perda

A dor da perda é um sentimento que reúne tantos outros e também algumas emoções. Pode-se dizer que esse sentimento ambíguo e misterioso não se restringe à morte física, que é mais intensa, profunda e, muitas vezes, dilacerante.

Dor da perda

Ela se manifesta em diversas situações, como a perda de um amor, de um emprego, de um amigo ou até mesmo de um parente com quem temos afinidades.

Muito embora saibamos que tudo é passageiro e cíclico, perder alguém ou algo importante pode ser tão desafiador quanto enfrentar a morte física.

O sentimento de não falar mais com uma pessoa querida, de não passar novamente por aquela rua ou por um caminho especial ou de deixar uma situação inacabada pode ser angustiante.

 

O Tempo de Aceitação

O tempo necessário para entender, aceitar e desapegar pode variar de pessoa para pessoa. Até conseguirmos colocar toda a experiência vivida em um lugar digno e amoroso em nossos corações, a tristeza pode ser uma companhia constante.

Dor da perda

No ato da liberação, torcemos e, muitas vezes, rezamos para que aquela pessoa receba todas as bênçãos da vida.

Da mesma forma, quando somos nós que partimos e deixamos pessoas sofrendo, sentimos essa dor igualmente.

A perda pode gerar dúvidas, medos e, em alguns casos, uma verdadeira paralisação emocional.

 

A Perda Como Caminho de Mão Dupla

A perda é um caminho de mão dupla, onde alguns sentimentos são negligenciados para que não soframos além do que permitimos. É como se acreditássemos ingenuamente que há um prazo determinado para o sofrimento.

Dor da perda

No luto causado pela morte física, a dor só começa a se acomodar a partir do segundo ano após a perda.

A partir desse momento, o prazo para a total aceitação varia conforme cada indivíduo, pois as fases do luto — negação, raiva, barganha, depressão e aceitação — ocorrem de forma única para cada pessoa, tanto no tempo interno quanto na intensidade.

Já na perda não física das pessoas, essas fases podem ser substituídas por outras emoções. Se uma situação não teve um fechamento ou conclusão, a dúvida e a insegurança podem surgir e precisar ser resolvidas individualmente, sem que os envolvidos sequer saibam disso.

E, dessa maneira, as pessoas acabam deixando de fazer parte de nossas vidas, seguindo seus próprios caminhos.

 

O Fechamento dos Ciclos

Vamos refletir para que nada fique inacabado, sempre que possível.

Ao mesmo tempo, devemos compreender que não podemos insistir ou impor absolutamente nada.

Fechamento de ciclos

Mas o que é a vida senão o prazer de saber que deixamos flores no caminho e no coração do outro, assim como gostamos de sentir que o outro deixou as suas em nosso coração?

Dessa forma, cultivamos boas lembranças e histórias significativas para contar, pois os ciclos foram fechados com honra, respeito e gratidãopor nós, pelo outro e pela troca que existiu.

Saibamos, então, cultivar boas relações e honrar os momentos vividos!

 

Autor do Artigo

Juliana Cinelli

Juliana Guglielmo Cinelli

Olá! Sou Juliana Guglielmo Cinelli, psicóloga clínica formada desde 1986, com mais de 15 anos de atuação dedicada à integração entre a psicologia e as terapias energéticas. 

Acredito que cada pessoa é única e que o equilíbrio emocional, mental e espiritual é fundamental para uma vida plena e conectada.

Além da minha formação em psicologia, ampliei minha jornada profissional com especializações em técnicas como cromoterapia, reiki, yoga, biomagnetismo, barras de Access, apometria e constelação familiar sistêmica

Essas ferramentas complementares me ajudam a oferecer um atendimento mais completo e acolhedor, sempre respeitando as necessidades e individualidades de cada paciente.

Minha missão é ajudar as pessoas a se reconectarem consigo mesmas, identificando seus potenciais, superando desafios e encontrando um caminho de bem-estar e realização. 

É um privilégio poder caminhar ao lado de quem busca transformação e equilíbrio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais destaques

Posts relacionados