O Trabalho Como Pilar de Vida
Todos queremos ter um trabalho, sobretudo por uma questão de sobrevivência. Mas e se o trabalho puder ser mais do que isso?
E se ele carregar o poder de influenciar positivamente ou negativamente o mundo e as pessoas ao nosso redor?
O impacto que nosso trabalho pode causar vai muito além de nós mesmos.

Já parou para pensar que você influenciou a vida de alguém com o teu trabalho? Já te deram esse feedback?
Muitas vezes, diante da mera busca pelo soldo no fim do mês, pouco percebemos nossa influência no mundo e nas pessoas.
Vale a pena a reflexão. Você deveria fazer a sua.
A Minha Experiência Como Profissional
Eu, como Profissional de Educação Física, tenho plena certeza da minha influência que vai muito além de ensinar movimentos.
Por exemplo, quando um aluno diz que eu o ajudei a conquistar seus objetivos, eu apenas cumpri com minha obrigação. Portanto, este mérito não é uma virtude, mas uma obrigação inerente ao meu trabalho e à expectativa que criei com o meu serviço.

No entanto, quando eu me torno um exemplo a ser seguido, por razões que transcendem as funções específicas do meu trabalho, aí sim o meu trabalho passa a ter influência sobre a vida do indivíduo e não apenas sobre um corte do dia dele, que é quando está sob meu acompanhamento.
Exemplos de Influência Positiva
- Pontualidade e assiduidade: Demonstro respeito e compromisso, fazendo com que o aluno se sinta parte importante do meu dia.
- Empenho mesmo em adversidades: Quando, mesmo adoentado, mas sem risco de transmissão, me esforço e vou trabalhar, isso demonstra ainda mais valor pelo aluno.
- Atenção ao aluno: Perceber comportamentos diferentes e me colocar à disposição para ajudar, caso precise, demonstra atenção e disponibilidade.

Outras Atitudes Que Fazem Diferença
- Quando sei de algo que o aluno deseja muito e torço genuinamente para que aconteça, demonstro parceria.
- Ao ser verdadeiro e não ceder a caprichos, demonstro retidão e ética.
- Quando por alguma razão o aluno sofre e me solidarizo, demonstro empatia e compaixão.
- Quando erro com o aluno e assumo, pedindo desculpas e garantindo que me esforçarei para não repetir o erro, demonstro humildade.
Se eu não tivesse algumas ou nenhuma dessas atitudes, minha influência sobre o aluno seria limitada a apenas exercer minha função técnica.
A Escolha de Ser Mais

Podemos ser bem mais ou bem menos na vida das pessoas através do nosso trabalho. Portanto, eu me esforço e escolho ser uma memória positiva e acolhedora na vida daqueles que confiaram em mim e no meu trabalho, bem como na vida dos colegas de caminhada nessa mesma jornada.
E você? O que e quanto você influencia com o seu trabalho?
Forte abraço.
Muita luz e muita paz.
Autor do Artigo

Ricardo Verçosa
Profissional de Educação Física com 25 anos de vida fitness, atua como personal trainer com ênfase em longevidade e qualidade de vida,consultor fitness online, palestrante, gestor de equipes de estabelecimentos voltados para o fitness.
Host do Verçosa Podcast (Youtube e Spotfy).